Ilha Grande: paraíso tropical na Costa Verde do Brasil

 Imagine isso: uma ilha tropical envolta em 193 quilômetros quadrados de floresta tropical, pontilhada de praias espetaculares, repleta de trilhas para caminhada e desprovida de veículos motorizados. Bem-vindo à Ilha Grande! Para os amantes da natureza e para quem procura férias tranquilas na praia, esta vasta ilha ao longo da montanhosa Costa Verde do Rio de Janeiro é um dos grandes tesouros do Brasil.


Sublime nascer do sol da Praia do Canto, Ilha Grande.  Imagem de Gregor Clark / Lonely Planet

Sublime nascer do sol da Praia do Canto, Ilha Grande. Imagem de Gregor Clark / Lonely Planet

O cenário isolado da Ilha Grande , juntamente com sua história conturbada como colônia de leprosos e prisão, manteve o desenvolvimento sob controle por séculos. Então, em 1971, grande parte da ilha foi oficialmente consagrada como um parque estadual. Hoje a habitação humana permanece limitada a um punhado de vilas de pescadores e ao principal porto da Vila do Abraão. Facilmente acessível em quatro horas do Rio de Janeiro , tornou-se um dos destinos de ecoturismo mais populares do Brasil, adequado para tudo, desde uma pausa noturna até uma aventura de caminhada de duas semanas.


Igreja da vila com decoração pré-carnaval, Vila do Abraão.  Imagem de Gregor Clark / Lonely Planet

Igreja da vila com decoração pré-carnaval, Vila do Abraão. Imagem de Gregor Clark / Lonely Planet

Vila do Abraão: o centro descontraído da ilha

Os recém-chegados desembarcam na felicidade pedestre da vida na ilha da Vila do Abraão (3.000 habitantes), o maior assentamento da Ilha Grande. Barcos frequentes (lanchas, escunas e balsas) passam aqui diariamente dos portos continentais de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí – cada um a duas a três horas de ônibus do centro do Rio.


Abraão é uma cidade compacta de ruas não pavimentadas, com pousadas , restaurantes e bares suficientes para atender a todas as necessidades turísticas. Os viajantes preocupados com o orçamento podem escolher entre uma infinidade de albergues, desde o Che Lagarto à beira-mar, onde as ondas batem no deck à beira-mar, até o Biergarten Hostel , localizado no centro , a uma curta distância da vida noturna da cidade, e  o Sitio Green , cuja localização na selva 10 minutos de subida das docas oferece vistas da primeira fila de macacos saltitantes. Outras acomodações variam de modestas pousadas familiares a elegantes estabelecimentos estrangeiros, como o Aratinga Inn .


A vida na cidade gira em torno da beira-mar perto do cais, com a pequenina igreja do Abraão servindo como ponto de ancoragem social. Vendedores ambulantes empurram carrinhos carregados de doces, enquanto turistas mexem os pés na areia em restaurantes à beira-mar como Lua e Mar – bebendo cerveja gelada e caipirinhas (coquetel nacional brasileiro de álcool de cana, gelo e limão) ou compartilhando panelas de barro borbulhantes de moqueca (ensopado de frutos do mar com leite de coco e azeite de dendê).



Além do burburinho turístico, Abraão mantém uma vida agradável e discreta. Caminhe alguns quarteirões nos bastidores e você encontrará animadas partidas de futebol no campo local, grupos de fiéis cantando na Assembleia de Deus ou crianças voltando da escola para casa brincando na piscina natural de Poção.


Surfistas na famosa Praia Lopes Mendes.  Imagem de Gregor Clark / Lonely Planet

Surfistas na famosa Praia Lopes Mendes. Imagem de Gregor Clark / Lonely Planet

Praias intocadas em cada curva

Quando se trata de praias de cartão-postal, poucos lugares no mundo oferecem tanta riqueza embaraçosa. Existem mais de 100 praias nomeadas na ilha, cada uma acessível apenas a pé ou de barco. A mais famosa é a Praia Lopes Mendes, uma meia-lua de 3 km de areia branca e fina cercada por palmeiras e rochas esculpidas pelas ondas. De frente para o Atlântico aberto, é perfeito para surfar, com aluguel de pranchas no local.


Para experimentar os outros pontos quentes de natação e esportes aquáticos da Ilha Grande, caminhe pela curta trilha a leste de Abraão até as belas enseadas de Júlia, Crena e Abraãozinho, populares entre os praticantes de caiaque e stand-up paddle, ou suba a bordo de uma volta à ilha excursão de barco. Passeios de um dia inteiro param em sete ou oito praias, incluindo Caxadaço, com seus afloramentos rochosos gigantes; Parnaioca, uma longa extensão de areia salpicada de casas de pescadores locais; Aventureiro, na reserva biológica da Praia do Sul, no extremo sudoeste da ilha; e as cintilantes lagoas azul-esverdeadas da Lagoa Azul e da Lagoa Verde,  ao fazer um Passeio aldeia indígena Manaus



Fotogênico Pico do Papagaio ao amanhecer.  Imagem de Gregor Clark / Lonely Planet

Fotogênico Pico do Papagaio ao amanhecer. Imagem de Gregor Clark / Lonely Planet

paraíso dos caminhantes

Os caminhantes têm muitas opções na Ilha Grande. Mais de 100 km de trilhas sinalizadas circundam a costa e atravessam o interior, permitindo que caminhantes sérios passem uma ou duas semanas explorando os cantos e recantos da ilha. Os mapas das trilhas estão afixados perto do Cais do Abraão e também estão disponíveis nas lojas da cidade. Onde quer que você vá, você encontrará praias imaculadas com barracas vendendo bebidas geladas e frutos do mar frescos, intercaladas com densas matas de Mata Atlântica, povoadas por micos-leões tagarelas , papagaios, pássaros e mamíferos como a elusiva capivara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinterest, Google ou Bing

### Janelas Blindadas: Segurança e Estilo para Ambientes Protegidos

Revisão da Ally Invest